Heaven Official's Blessing - Capítulo 03

 


Capítulo 3: A Terceira Ascensão do Imortal Catador de Sucata

Um antigo mestre supremo foi reduzido a motivo de riso nos três reinos; um ser sem oferendas de incenso, templos ou fiéis. Os dois assistentes que outrora se sentavam abaixo dele passaram pelas tribulações celestiais, ascenderam e se tornaram poderosos deuses marciais, cada um governando uma região inteira. Diante dessas circunstâncias, era impossível para as pessoas não se perguntarem sobre sua história. Se perguntassem a Xie Lian qual dos dois, Feng Xin ou Mu Qing, o deixava mais desconfortável, ele responderia:

— Está tudo bem!

No entanto, se perguntassem aos espectadores se preferiam ver Xie Lian lutar contra Feng Xin ou contra Mu Qing, todos escolheriam de acordo com seus gostos. Afinal, havia razões de sobra para ambos os confrontos, tornando difícil decidir qual seria o mais interessante.

Portanto, quando Feng Xin ficou em silêncio por um longo tempo, inesperadamente se escondendo em vez de responder, todos ficaram completamente decepcionados. Enquanto isso, Xie Lian se conteve e se rebaixou um pouco, dizendo:

— Eu realmente não esperava causar tamanha comoção. Não foi intencional, lamento por qualquer inconveniente.

Mu Qing respondeu friamente:

— Oh, então foi uma grande coincidência.

"Coincidência?" Xie Lian também achava tudo muito coincidência. Como o relógio poderia ter caído diretamente sobre Mu Qing, ao mesmo tempo em que sua ascensão destruíra o palácio de Feng Xin? Para os espectadores, parecia vingança deliberada. No entanto, Xie Lian era o tipo de pessoa que, se houvesse mil taças de vinho com apenas uma envenenada, ele com certeza pegaria a envenenada. Mas não havia como controlar o que os outros acreditavam, então ele apenas disse:

— Farei o meu melhor para compensar os danos aos palácios dourados e outras perdas. Peço um pouco de tempo.

Não era necessário pensar muito para saber que Mu Qing queria continuar com seus comentários sarcásticos. No entanto, como seu palácio não sofreu danos e o relógio que caiu sobre ele foi cortado ao meio, insistir demais tornaria sua atitude mesquinha e inadequada para sua posição. Por isso, ele também se calou. Vendo que os problemas se resolviam por si mesmos, Xie Lian rapidamente saiu dali.

No dia seguinte, ainda refletindo sobre como conseguir os oito milhões e oitocentos e oitenta mil méritos, Ling Wen o convidou para ir ao seu Salão Ling Wen.

Ling Wen era a Oficial Celestial responsável pela administração do pessoal do Céu. Quando os mortais queriam avançar em suas carreiras, a adoravam. O salão estava abarrotado de documentos e pergaminhos, um cenário tão impressionante que fazia qualquer um estremecer. Enquanto Xie Lian caminhava, viu diversos oficiais celestiais saindo com pilhas de papelórios tão altas que pareciam prestes a desabar. Seus rostos estavam pálidos; ou pareciam prestes a colapsar, ou ostentavam uma expressão de pura apatia.

Assim que entraram, Ling Wen foi direto ao ponto:

— Alteza, há um assunto para o qual o Imperador gostaria de pedir sua ajuda. Você está disposto a colaborar?

No Céu, muitos tinham os títulos de ZhenJun ou YuanJun, mas apenas uma pessoa podia ser chamada de Imperador. E se ele quisesse algo, não precisaria pedir. Por isso, Xie Lian ficou surpreso antes de perguntar:

— Que assunto seria esse?

Ling Wen lhe entregou um pergaminho e explicou:

— Ultimamente, no Norte, um grande número de devotos fervorosos tem rezado repetidamente por bênçãos. Presume-se que eles não estejam passando por dias tranquilos.

Os chamados devotos fervorosos geralmente se dividiam em três tipos. Primeiro, os ricos, que pagavam para queimar incenso e construir templos. Segundo, os missionários, que pregavam para os outros. E, por fim, aqueles cuja fé era tão profunda que seus corpos e mentes estavam totalmente imersos nela. A maioria pertencia à primeira categoria, pois havia muitos ricos no mundo. A terceira era a menor, pois aqueles que alcançavam tal nível de fé estavam próximos da ascensão. Os devotos mencionados por Ling Wen claramente pertenciam ao primeiro grupo.

Ela continuou:

— No momento, o Imperador não pode atender ao Norte. Se você aceitar ir em seu lugar, todas as oferendas feitas por esses devotos serão destinadas ao seu altar. O que acha?

Xie Lian recebeu o pergaminho com ambas as mãos e respondeu:

— Muito obrigado.

Era evidente que Jun Wu estava ajudando-o, mas inverteu a situação, fazendo parecer que estava lhe pedindo um favor. Xie Lian percebeu isso, mas não encontrou palavras melhores para expressar sua gratidão.

Ling Wen replicou:

— Eu apenas administro os assuntos do Céu. Se quiser agradecer, espere o Imperador retornar e faça isso pessoalmente. — Ela fez uma pausa antes de perguntar: — Precisa de alguma ajuda para pegar artefatos mágicos emprestados?

Xie Lian respondeu:

— Não será necessário. Mesmo que eu tenha um, quando descer à terra não terei poder espiritual para usá-lo.

Ele já havia sido derrubado duas vezes e perdido sua energia espiritual. No Céu, onde a energia era abundante, ele podia absorver um pouco, mas ao retornar ao reino mortal, ficaria sem poder. Se quisesse usar magia, precisaria de alguém para lhe emprestar energia espiritual, o que era extremamente inconveniente.

Ling Wen ponderou por um momento antes de sugerir:

— Então seria melhor que alguns deuses marciais o acompanhassem para lhe ajudar.

Os deuses marciais atuais ou não o conheciam, ou não gostavam dele. Xie Lian sabia bem disso, então apenas respondeu:

— Não será necessário. Ninguém aceitará ir.

Ling Wen, no entanto, pareceu levar a ideia a sério e disse:

— Ainda assim, tentarei.

Não faria diferença se ela tentasse ou não, portanto Xie Lian não aprovou nem se opôs às palavras de Ling Wen, permitindo que ela tentasse. Como resultado, Ling Wen entrou na matriz de comunicação espiritual e anunciou com um tom animado:

— Todos, o Imperador tem uma tarefa importante a ser realizada no Norte e precisa urgentemente de pessoas. Qual dos Veneráveis Deuses Marciais pode ceder dois oficiais marciais de seus Salões para ajudar?

Assim que sua voz se dissipou, a voz etérea de Mu Qing surgiu:

— Ouvi dizer que o Imperador não está no Norte neste momento, então temo que você esteja pedindo oficiais para Sua Alteza, o Príncipe Herdeiro, não?

Xie Lian pensou mentalmente: "Você fica de guarda na matriz de comunicação espiritual o dia todo...?"

Ling Wen estava na mesma sintonia. Embora quisesse apenas expulsar Mu Qing da matriz por estar atrapalhando seu trabalho, ela sorriu antes de falar:

— Xuan Zhen, por que estou sempre vendo você na matriz nesses últimos dois dias? Parece que está roubando tempo para descansar e agora está bem ocioso. Parabéns, parabéns.

Mu Qing respondeu num tom leve:

— Minha mão está ferida, então estou em recuperação.

Todos os Oficiais Celestiais pensaram mentalmente: "No passado, não era difícil para essa sua mão dividir uma montanha ao meio. Como então cortar um estúpido relógio em pedaços poderia tê-la ferido?"

Inicialmente, Ling Wen queria enganar dois oficiais para virem trabalhar antes de explicar os detalhes. Mas não apenas Mu Qing adivinhou os detalhes de primeira, como ainda os disse em voz alta. Nessas circunstâncias, era certo que ela não conseguiria encontrar ninguém. E, de fato, por um longo tempo, ninguém respondeu ao seu pedido. Xie Lian também não acreditava que alguém se apresentaria e, assim, disse:

— Viu? Eu disse que você não conseguiria emprestar ninguém.

Ling Wen respondeu:

— Se Xuan Zhen não tivesse dito nada, eu teria conseguido.

Xie Lian sorriu.

— Suas palavras foram como tocar um alaúde escondendo metade da face, embelezando a cena para um certo grau. As pessoas teriam pensado que estavam indo ajudar o Imperador em algum trabalho, então, é claro, viriam. Mas quando percebessem que teriam que trabalhar comigo, temo que haveria problemas. Como poderíamos trabalhar juntos assim? De qualquer forma, estou acostumado a estar sozinho, não estou faltando com um braço ou uma perna, então vamos com isso mesmo. Obrigado pelo seu esforço, estou partindo agora.

Ling Wen não podia fazer nada. Assim, juntou as mãos num cumprimento antes de dizer:

— Muito bem. Desejo que a jornada de Sua Alteza seja tranquila, e que as bênçãos dos Oficiais Celestiais estejam sobre você.

Xie Lian respondeu:

— Que todos os tabus sejam ignorados!

Acenando com a mão, ele partiu de maneira confiante e despreocupada.

Três dias depois, no reino mortal, Norte.

Ao lado de uma estrada principal, havia uma pequena casa de chá. A fachada não era grande e os donos eram pessoas simples, mas os produtos eram caros porque a paisagem era boa. Havia montanhas e rios, havia pessoas e uma cidade. Havia de tudo, mas não em excesso—apenas o suficiente. Situada no meio de uma paisagem tão encantadora, se alguém se deparasse com a casa de chá por acaso, certamente criaria uma memória maravilhosa.

O sommelier de chá da loja estava extremamente ocioso, pois não havia clientes no momento. Assim, pegou um banquinho pequeno, sentou-se na entrada da loja e começou a observar a montanha, a água, as pessoas e a cidade. Ele estava absorto na contemplação quando, ao longe, viu um taoísta vestido de branco caminhando em sua direção. O taoísta estava coberto de poeira, como se tivesse caminhado por um longo tempo. Quando se aproximou, passou pela pequena casa de chá, mas subitamente parou e lentamente voltou sobre seus passos. O taoísta ergueu seu chapéu de bambu com a mão antes de levantar a cabeça. Bastou um olhar para a loja antes de ele comentar com um sorriso:

— Loja "Encontro ao Acaso", o nome é interessante.

Embora essa pessoa tivesse uma aparência cansada, seu rosto estava cheio de sorrisos. Quem olhasse para ele não poderia evitar deixar escapar um pequeno sorriso também. O taoísta então perguntou:

— Com licença, posso perguntar se o Monte Yu Jun fica por aqui perto?

O sommelier de chá apontou numa direção antes de responder:

— Fica nessa região.

Aquela pessoa soltou um suspiro de alívio e, pela primeira vez, não sentiu que sua alma sairia junto com aquele suspiro. Em sua mente, pensou: "Finalmente cheguei."

Aquela pessoa era precisamente Xie Lian.

Ele deixou a Cidade Imortal naquele dia. Inicialmente, já tinha decidido o local para onde desceria; Xie Lian queria pousar perto do Monte Yu Jun. Quem poderia imaginar que, ao partir sem preocupação, sua manga ficaria presa em uma nuvem despreocupada? Sim, presa em uma nuvem. Nem o próprio Xie Lian sabia como sua manga ficou presa. De qualquer forma, ele rolou pelo ar a uma altitude elevada e, quando finalmente caiu, não fazia ideia de onde estava. Depois de três dias a pé, finalmente alcançou seu destino original. Assim, por um momento, sentiu-se profundamente emocionado.

Ao entrar na casa de chá, Xie Lian escolheu uma mesa ao lado da janela e pediu um pouco de chá e petiscos. Mal havia se sentado, quando de repente ouviu lamentos incessantes e o som de tambores vindo do lado de fora.

Xie Lian voltou seu olhar para a rua e viu um grupo de pessoas de todas as idades escoltando uma liteira de casamento vermelha e vibrante enquanto passavam em frente à casa de chá.

Havia algo de extremamente estranho no ar que cercava aquela procissão. A primeira vista, pareciam ser parentes levando a noiva para seu destino. No entanto, ao olhar com mais atenção, percebia-se que todos carregavam expressões solenes em seus rostos. Havia pesar, raiva, temor, mas a única emoção ausente era a alegria. De qualquer forma, aquilo não parecia um casamento. Entretanto, ao mesmo tempo, todos estavam vestidos com flores vermelhas, tocando instrumentos de sopro e batendo tambores. A cena era verdadeiramente estranha. O sommelier de chá, que segurava um bule de cobre, também notou a cena, mas apenas balançou a cabeça antes de se retirar.

Xie Lian acompanhou com os olhos a estranha procissão se afastando e ficou ponderando por um momento. Estava prestes a tirar o pergaminho que Ling Wen lhe dera para revisá-lo mais uma vez quando, de repente, algo brilhante cruzou sua visão.

Ao levantar a cabeça, viu uma borboleta prateada voando diante de seus olhos.

Ela era reluzente e translúcia, pura e cristalina. Conforme flutuava pelo ar, deixava para trás um rastro luminoso. Xie Lian não conseguiu evitar erguer a mão na direção dela. A borboleta parecia incrivelmente inteligente. Não apenas não se assustou, como ainda pousou delicadamente em seus dedos, batendo as asas, bela ao extremo. Sob a luz do sol, parecia um fragmento de um sonho. Porém, instantes depois, ela voltou a voar.

Xie Lian acenou para a borboleta, um gesto que poderia ser interpretado como uma despedida. Mas, ao voltar sua atenção para sua mesa, percebeu que havia duas novas presenças ali.

A mesa possuía quatro lados. Um jovem sentava-se à esquerda, outro à direita. Ambos pareciam ter cerca de dezoito ou dezenove anos. O rapaz à esquerda era mais alto, com traços bem definidos e uma beleza marcante. Seu olhar transparecia arrogância e obstinação. Já o da direita tinha a pele extremamente clara, feições delicadas e um ar refinado. Contudo, sua expressão era fria e apática, transmitindo descontentamento. Na verdade, os rostos de ambos pareciam um tanto pálidos.

Xie Lian piscou algumas vezes antes de perguntar:

— Vocês são?

O jovem à esquerda respondeu:

— Nan Feng.

O da direita completou:

— Fu Yao.

Xie Lian pensou: "Não foi exatamente isso que perguntei..."

Naquele momento, a voz de Ling Wen soou em sua mente:

— Sua Alteza, há dois pequenos deuses marciais do Céu Médio dispostos a ajudar. Eles já desceram para encontrá-lo, então devem ter chegado agora.

O chamado Céu Médio existia em oposição ao Céu Superior. Os Oficiais Celestiais podiam ser divididos em duas categorias: os que ascenderam por mérito próprio e os que não ascenderam. Os Oficiais do Céu Superior alcançaram essa posição por conta própria, sendo uma elite de apenas cem indivíduos em todo o Reino Celestial. Já no Céu Médio, os deuses eram promovidos por nomeação, sendo tecnicamente chamados de "Companheiros Oficiais Celestiais", embora esse termo frequentemente fosse abreviado.

Se existia um Céu Superior e um Céu Médio, haveria também um Céu Inferior?

Na verdade, sim, quando Xie Lian ascendeu pela primeira vez. Mas, mais tarde, todos perceberam que dizer "Eu sou do Céu Inferior" soava humilhante. Muitos dos deuses do Céu Médio eram incrivelmente talentosos, possuindo um poder espiritual abundante e fama considerável. A única diferença entre eles e os Oficiais Celestiais verdadeiros era que ainda não haviam passado pela Tribulação Celestial. Porém, ninguém sabia quando essa tribulação chegaria. Assim, sugeriram trocar a designação para "Céu Médio", tornando a expressão mais aceitável.

Xie Lian observou os dois jovens deuses marciais. Com rostos tão carrancudos, parecia improvável que tivessem vindo "ajudá-lo" de boa vontade. Por isso, perguntou a Ling Wen em pensamento:

— Ling Wen, acho que eles não parecem ter vindo me ajudar, mas sim cortar minha cabeça fora. Você os enganou para virem?

Infelizmente, não obteve resposta. Provavelmente, por estar muito distante da Cidade Imortal e ter permanecido tempo demais no mundo mortal, seu poder espiritual se esgotara. Incapaz de fazer mais nada, Xie Lian apenas sorriu para os dois jovens antes de dizer:

— Nan Feng e Fu Yao, correto? Agradeço antecipadamente por estarem dispostos a me ajudar.

Ambos assentiram, mas mantinham um ar altivo. Parecia que os deuses marciais que serviam tinham uma reputação formidável. Xie Lian pediu ao sommelier mais duas xícaras de chá. Ao pegar a sua, afastou as folhas de chá antes de perguntar casualmente:

— A quais altezas pertencem seus palácios?

Os dois jovens permaneceram em silêncio por um momento, como se estivessem decidindo se deveriam responder.

Nan Feng respondeu:

— Salão do Palácio Nan Yang.

Fu Yao disse:

— Salão do Palácio Xuan Zhen.

...

Isso realmente fazia alguém sentir um calafrio.

Xie Lian engoliu um gole de chá antes de perguntar:

— Os Generais dos seus Palácios permitiram que vocês viessem?

Ambos responderam:

— Meu General do Palácio não sabe que eu vim.

Xie Lian pensou por um momento antes de perguntar novamente:

— Então, vocês sabem quem eu sou?

Se esses dois pequenos deuses marciais estavam ali porque foram enganados por Ling Wen, então, após ajudá-lo, voltariam para ser repreendidos por seus Generais. Algo assim certamente não valeria a pena.

Nan Feng respondeu:

— Você é Sua Alteza Real, o Príncipe Herdeiro.

Fu Yao disse:

— Você é o caminho correto para o mundo humano, o coração do universo.

Xie Lian engasgou e então perguntou a Nan Feng, incerto:

— Agora há pouco, ele revirou os olhos?

Nan Feng respondeu:

— Sim, manda ele sumir.

A relação entre Nan Yang e Xuan Zhen não era boa. Isso não era segredo. Então, quando Xie Lian ouviu isso, não ficou surpreso. Afinal, mesmo no passado, Feng Xin e Mu Qing nunca se deram muito bem. Naquela época, porém, Xie Lian era o mestre e eles eram seus subordinados. O Príncipe Herdeiro ordenava que não brigassem e que fossem bons amigos, então os dois suportavam e evitavam hostilidades. Quando ficavam muito irritados, no máximo trocavam farpas. Com o passar dos anos, já não havia mais necessidade de fingir cortesia. Até mesmo os devotos do Sudeste e do Sudoeste não se viam com bons olhos, e os Salões dos Palácios Nan Yang e Xuan Zhen tinham ainda mais ódio mútuo. Os dois diante dele eram um exemplo claro disso.

Fu Yao sorriu sarcasticamente e disse:

— Ling Wen ZhenJun disse que, se estivéssemos dispostos, poderíamos vir. Então, por que eu deveria sumir?

A palavra "voluntário", dita com sua expressão, não parecia muito convincente. Assim, Xie Lian disse:

— Deixe-me confirmar uma coisa. Vocês dois realmente vieram voluntariamente? Se não, por favor, não se forcem.

Ambos responderam:

— Eu vim de boa vontade.

Olhando para aqueles dois rostos profundamente deprimidos, Xie Lian pensou: "O que vocês realmente queriam dizer era 'quero cometer suicídio', não é?"

— De qualquer forma... — Xie Lian começou. — Vamos discutir o trabalho real. Vocês já sabem por que viemos para o Norte desta vez, então não vou explicar desde o início...

Os dois responderam:

— Não sabemos por quê.

...

Xie Lian não teve escolha a não ser pegar o pergaminho e dizer:

— Então é melhor que eu explique tudo do começo.

Dizia-se que, muitos anos atrás, no Monte Yu Jun, havia uma noiva e um noivo prestes a se casar.

O casal se amava profundamente. O noivo esperava ansiosamente pela procissão que traria sua noiva, mas, mesmo após uma longa espera, ela não chegava. Ansioso, ele foi até a casa da família da noiva. Para seu horror, o sogro e a sogra informaram que a noiva já havia partido há tempos. As duas famílias relataram o caso às autoridades e começaram a procurá-la em todos os lugares. No entanto, do começo ao fim, nunca a encontraram. Mesmo que tivesse sido devorada por uma fera na montanha, deveria haver restos, como um braço ou uma perna. Como alguém poderia simplesmente desaparecer no ar? Assim, inevitavelmente, surgiram suspeitas de que a noiva não queria se casar e conspirou com a procissão para fugir.

Mas quem poderia imaginar que, alguns anos depois, outra noiva desapareceria sob as mesmas circunstâncias?

Dessa vez, porém, ela não sumiu sem deixar rastros. Em uma estrada estreita, encontraram um pé que algo não teve tempo de devorar por completo.

Detalhes:

1. Isso é parte do provérbio chinês “Todos os tabus são suspensos e todo o mal se afasta”. Honestamente, parece que Xie Lian disse isso como uma resposta formal à fala de Ling Wen sobre a bênção. Ou seja, mesmo no texto original, não está totalmente claro por que Xie Lian disse isso.

Anterior

Menu

Próximo







Postar um comentário

0 Comentários