Capítulo 2: A Terceira Ascensão ao Status Divino do Imortal Catador de Sucata
— Parabéns, Vossa Alteza, o Príncipe Herdeiro.
Ao ouvir essas palavras, Xie Lian ergueu a cabeça e sorriu antes de responder:
— Obrigado. Mas posso perguntar pelo que está me parabenizando?
Ling Wen ZhenJun cruzou os braços e disse:
— Parabéns por conquistar o primeiro lugar na lista dos "Oficiais Celestiais mais cotados para serem rebaixados e banidos para o reino mortal".
Xie Lian respondeu:
— De qualquer forma, é o primeiro lugar. Mas acho que, se estão me parabenizando, deveria ser por algo digno de felicidade?
— Sim, se você é o primeiro, pode ganhar cem méritos — afirmou Ling Wen.
Xie Lian prontamente respondeu:
— Na próxima vez que houver outra lista como essa, por favor, não hesite em me incluir.
— Sabe quem ficou em segundo lugar? — perguntou Ling Wen.
Xie Lian pensou por um momento antes de responder:
— Isso é difícil de adivinhar. Afinal, só com base na força, eu deveria ser capaz de ocupar os três primeiros lugares sozinho.
— Mais ou menos isso. Na verdade, não há um segundo lugar. No momento em que você começou, os outros só puderam ver sua poeira sem esperança de alcançá-lo — afirmou Ling Wen.
— Não ouso aceitar tal honra — respondeu Xie Lian. — Quem foi o vencedor do primeiro lugar nos anos anteriores?
— Não havia essa lista antes, pois ela foi criada este ano. Para ser mais preciso, foi estabelecida hoje — explicou Ling Wen.
— Eh — Xie Lian ficou momentaneamente perplexo antes de perguntar: — Com base no que você disse, essa lista não foi criada específica e exclusivamente para mim, foi?
— Pode pensar que venceu por sorte, apenas porque estava no momento certo — respondeu Ling Wen.
— Bem, se pensar assim, ficarei um pouco mais feliz — disse Xie Lian, com um sorriso no rosto.
Ling Wen continuou:
— Sabe por que você conquistou o primeiro lugar?
— Todos esperavam por isso — disse Xie Lian.
— Deixe-me dizer o motivo. Por favor, olhe para aquele relógio — disse Ling Wen.
Ela levantou o dedo para apontar, e Xie Lian virou-se para olhar na direção indicada. O que se podia ver era algo extremamente belo. No horizonte, havia um palácio feito de jade branco, pavilhões e quiosques, nuvens imortais serpenteando pelo céu, riachos fluindo e pássaros voando.
“Que cena magnífica”, pensou Xie Lian, maravilhado.
Xie Lian observou por um longo tempo antes de perguntar:
— Você, por acaso, apontou na direção errada? Onde está o relógio?
Ling Wen respondeu:
— Não apontei na direção errada. Ele está ali, já o viu?
Xie Lian olhou com mais atenção antes de dizer, com sinceridade:
— Não vejo nada.
Ling Wen confirmou:
— É normal não ver. Originalmente, havia um relógio ali, mas ele caiu quando você ascendeu.
— ...
— Aquele relógio era mais velho que você. Apesar disso, tinha um espírito animado e vibrante. Toda vez que alguém ascendia, ele tocava algumas vezes para celebrar. Mas no dia em que você ascendeu, ele tocou como se estivesse enlouquecido, incapaz de parar. Só se acalmou quando caiu da torre do relógio. No entanto, ao cair, acertou um Oficial Celestial que passava.
Xie Lian perguntou:
— Isso... Ele está bem agora?
Ling Wen respondeu:
— Não, ainda estão consertando...
— Eu estava falando do Oficial Celestial atingido.
— Ah. Era um deus marcial. Ele virou a mão no mesmo instante e partiu o relógio ao meio. Mas agora, por favor, olhe para aquele palácio dourado. Vê aquilo?
Ela apontou novamente, e Xie Lian seguiu seu olhar. Diante dele, uma vasta área coberta por neblina e nuvens se revelou, e, ao longe, viu o topo de um palácio resplandecente, com um telhado de vidro dourado.
— Ah, agora eu vejo.
Ling Wen assentiu:
— Se você está vendo algo, significa que há um problema. Originalmente, não havia nada ali.
— ...
— Quando você ascendeu, os palácios dourados de muitos Oficiais Celestiais tremeram tanto que as colunas caíram e os telhados de vidro se despedaçaram. Alguns palácios não puderam ser reparados rapidamente. Sem outras opções, muitos improvisaram construções temporárias.
— A culpa é minha?
— Você é o responsável.
— Uh...— Xie Lian hesitou antes de perguntar:
— Então, já ofendi muitos Oficiais Celestiais logo ao chegar aqui?
Ling Wen respondeu:
— Se puder se redimir, talvez não.
— O que posso fazer para me redimir?
— Isso é fácil de responder. Oito milhões, oitocentos e oitenta mil méritos.
Xie Lian sorriu novamente.
Ling Wen acrescentou:
— Claro, sei que nem um décimo disso você pode pagar.
Xie Lian respondeu, sincero:
— Como posso dizer isso? Embora eu realmente sinta muito pelo transtorno, mesmo se você pedisse um décimo de milésimo desse valor, ainda assim não conseguiria pagar.
A convicção dos fiéis no mundo secular podia ser convertida no poder espiritual dos Oficiais Celestiais. Cada incenso queimado em oferenda era chamado de “mérito”.
Com um sorriso que desaparecia, Xie Lian perguntou seriamente:
— Você estaria disposta a me chutar para fora daqui com um só golpe e me conceder oito milhões, oitocentos e oitenta mil méritos?
Ling Wen declarou:
— Sou uma deusa da literatura. Se quer ser chutado, deve procurar um deus marcial. Quanto mais forte for o chute, mais méritos você receberá.
Xie Lian soltou um profundo suspiro.
— Permita-me pensar no que fazer.
Ling Wen deu um tapinha em seu ombro e disse:
— Não perca a cabeça. Sempre há um caminho através das montanhas.
Xie Lian replicou:
— No meu caso, quando o barco chega ao fim do cais, ele afunda.
Se fosse há oitocentos anos, durante a era próspera da nação Xian Le, oito milhões, oitocentos e oitenta mil méritos não seriam um problema. Sua Alteza Real, o Príncipe Herdeiro, ergueria a mão e doaria esse valor sem nem piscar. Mas os tempos eram outros. No mundo secular, todos os seus templos haviam sido queimados há muito tempo, sem sobrar um único. Ele não tinha fiéis, nem incenso, nem adoração.
Nem valia a pena dizer mais nada. Ele simplesmente não tinha nada, absolutamente nada!
Sentado na beira da rua principal da Cidade Imortal, com uma dor de cabeça que já durava um tempo, Xie Lian de repente se lembrou de algo. Já fazia quase três dias desde sua ascensão, mas ele ainda não havia entrado na rede de comunicação espiritual. E pior, havia se esquecido de pedir a Ling Wen a senha.
Os Oficiais Celestiais que ascenderam haviam se unido para criar uma matriz de comunicação espiritual. Através dela, podiam usar sua consciência divina para se comunicar instantaneamente uns com os outros. Após ascender, era imprescindível que os novos deuses entrassem nela. No entanto, era necessário saber a senha para localizar a matriz em particular.
Fazia oitocentos anos desde que Xie Lian havia entrado na matriz de comunicação espiritual pela última vez, e ele certamente não se lembrava da senha. Assim, liberou sua consciência divina para procurar ao redor, até que encontrou uma matriz que parecia se assemelhar à correta. Ao entrar casualmente, foi imediatamente atingido por vozes violentas e excitadas vindas de todas as direções, tão poderosas que ele ficou um pouco instável.
— Façam suas apostas, sem devoluções! Apostem quanto tempo Sua Alteza, o Príncipe Herdeiro, conseguirá perseverar antes de ser obrigado a descer novamente!
— Eu aposto um ano!
— Um ano é muito! Da última vez, ele só durou o tempo de um incenso queimando. Talvez desta vez ele resista por três dias? Aposto três dias, três dias!
— Não, seu idiota! Três dias já passaram quase inteiros. Você está bem da cabeça?
Xie Lian saiu silenciosamente da matriz.
“Lugar errado. Definitivamente não podia ser esse.”
Os deuses nos Céus eram todos Oficiais Celestiais influentes que governavam suas próprias regiões, e cada um deles era um nome conhecido por um grande número de pessoas. Como todos haviam cultivado seriamente para ascender, eram dignos e geralmente bastante reservados. Mais frequentemente do que não, sua fala e comportamento emanavam uma aura de arrogância. Apenas ele, que na primeira vez que ascendeu ficou tão empolgado que cumprimentou todos os Oficiais Celestiais na matriz de comunicação espiritual, apresentando-se com um entusiasmo inigualável.
Depois de se retirar da matriz anterior, Xie Lian voltou a procurar aleatoriamente. Finalmente, entrou em outra matriz casualmente. Dessa vez, relaxou um pouco e pensou: “Está tão quieto aqui. Provavelmente é essa.”
Nesse momento, ouviu uma voz suave dizer:
— Sua Alteza, o Príncipe Herdeiro, retornou novamente?
A princípio, a voz era incrivelmente confortável de se ouvir. Era suave e o tom, gentil. No entanto, se escutada com atenção, percebia-se que também soava extremamente fria, transmitindo uma indiferença oculta. Assim, aquela aparente gentileza parecia carregar intenções maldosas.
Originalmente, Xie Lian queria entrar na matriz de forma discreta e comportada. Se pudesse permanecer ali em silêncio, seria o suficiente. No entanto, já que alguém havia tomado a iniciativa de falar com ele, não podia fingir que era surdo e mudo. Além disso, estava muito feliz por um Oficial Celestial ainda estar disposto a conversar com ele, um deus que personificava a peste. Assim, respondeu rapidamente:
— Isso mesmo! Olá, pessoal! Voltei novamente.
Ao ouvir essa interação, todos os Oficiais Celestiais na matriz de comunicação espiritual imediatamente aguçaram os ouvidos.
O Oficial Celestial continuou a falar calmamente:
— Desta vez, a ascensão de Sua Alteza causou uma grande comoção, não foi?
Nos Céus, monarcas estavam por toda parte, e heróis eram tão comuns quanto água fluindo em rios. Para se tornar um deus imortal, era preciso primeiro ser um indivíduo excepcional. Pessoas que alcançavam grandes feitos no reino mortal ou possuíam talentos extraordinários tinham uma chance maior de ascender. Como resultado, não era exagero dizer que príncipes e generais não eram raros ali. Mesmo assim, todos ainda eram extremamente educados uns com os outros, chamando-se de “Vossa Majestade” ou “Vossa Alteza” ou “Senhor General”, sempre escolhendo a forma mais cortês de tratamento. Contudo, naquele caso, a maneira como aquele Oficial Celestial se dirigiu a ele não parecia polida.
Embora Xie Lian tivesse sido um Príncipe Herdeiro, e o outro o tivesse saudado assim, seu tom não demonstrava respeito algum. Na verdade, parecia carregar a intenção de cutucar com uma agulha afiada. Muitos outros Oficiais Celestiais na matriz de comunicação espiritual também eram príncipes genuínos, e aquela saudacão os fez arrepiar, sentindo um desconforto intenso. Xie Lian também percebeu a hostilidade na voz do outro, mas não queria causar confusão. Pensando que o melhor seria escapar, respondeu com um sorriso:
— Foi aceitável.
Porém, o Oficial Celestial não lhe deu chance de fugir. Com um tom indiferente, comentou:
— Oh? Sua Alteza está bem? Pois minha sorte não foi tão boa.
De repente, Xie Lian ouviu um sussurro de Ling Wen:
— Relógio.
Instantaneamente, Xie Lian entendeu. Aquele era o deus marcial que havia sido atingido pelo relógio!
Diante disso, não era irracional que estivesse irritado. Xie Lian sempre fora muito bom em pedir desculpas, então imediatamente disse:
— Fiquei sabendo do incidente com o relógio. Sinto muito, peço desculpas.
O outro soltou um riso contido, tornando impossível dizer se aceitava ou não a desculpa.
Havia muitos deuses marciais nos Céus, e entre eles, vários haviam ascendido após a partida de Xie Lian. Por isso, ele não conseguiu identificar aquele apenas pela voz. No entanto, não se podia pedir desculpas sem saber o nome do outro. Assim, Xie Lian foi direto ao ponto:
— Posso perguntar como devo chamá-lo, distinto Oficial?
No instante em que fez essa pergunta, o outro ficou em silêncio.
E não foi apenas ele. Toda a matriz de comunicação espiritual pareceu congelar, como se uma lufada de ar estagnado tivesse atingido a todos.
Do outro lado, Ling Wen sussurrou novamente:
— Sua Alteza, embora eu não acredite que não tenha reconhecido a pessoa com quem está conversando há tanto tempo, ainda assim quero lembrá-lo. Esse é Xuan Zhen.
Xie Lian perguntou:
— Xuan Zhen?
Xie Lian engasgou na hora antes de finalmente reagir, enviando uma mensagem de volta, ligeiramente chocado:
— Isso é Mu Qing?
Xuan Zhen Jun era um deus marcial que vigiava o Sudoeste. Possuía sete mil templos e, no mundo mortal, sua reputação era ilustre.
Esse Xuan Zhen Jun, cujo nome pessoal era Mu Qing, fora um general adjunto nos Salões do Palácio do Príncipe Herdeiro de Xian Le, oitocentos anos atrás.
Ling Wen também ficou muito chocada:
— Não pode ser que você realmente não o tenha reconhecido?
— Eu realmente não o reconheci — Xie Lian respondeu. — Naquela época, ele não falava comigo desse jeito. Além disso, nem me lembro qual foi a última vez que o vi. Se não foram cinco centenas de anos, foram seis. Eu quase esqueci completamente sua aparência, então como ainda poderia reconhecer sua voz?
O silêncio reinou na matriz de comunicação espiritual. Mu Qing não disse uma palavra. Os outros Oficiais Celestiais, por um lado, fingiam que não estavam ouvindo, mas, por outro, aguardavam ansiosos para ver o desenrolar da conversa.
No que dizia respeito àqueles dois, a situação era bastante constrangedora. Depois de tantos anos, muitos rumores haviam se espalhado, então todos já conheciam a história. Nos dias em que Xie Lian era o precioso Príncipe Herdeiro de Xian Le, ele cultivava no Templo Huang Ji, o Templo Imperial Taoista do país. A seleção de seus discípulos era extremamente rigorosa. Mu Qing viera de uma origem pobre, seu pai era um criminoso que fora decapitado. Alguém assim simplesmente não tinha qualificação para entrar no templo como discípulo. Sem outras opções, acabou se tornando um serviçal. Sua principal função era varrer o chão para o Príncipe Herdeiro e levar-lhe água e chá. Mas Xie Lian percebeu sua diligência e pediu aos Ministros Taoistas que abrissem uma exceção e o aceitassem como discípulo. As palavras de Sua Alteza o Príncipe Herdeiro tinham muito peso, e assim Mu Qing conseguiu ingressar no templo para cultivar.
Quando Xie Lian ascendeu, nomeou-o seu general e o levou para a Cidade Imortal.
Contudo, quando a nação de Xian Le foi destruída e Xie Lian foi rebaixado ao mundo mortal, Mu Qing não o seguiu. Não apenas não o acompanhou, como também não disse sequer uma palavra em sua defesa. Com a queda do Príncipe Herdeiro, Mu Qing estava livre. Encontrou um local abençoado e cultivou com fervor. Poucos anos depois, resistiu às Tribulações Celestiais e ascendeu por conta própria.
Naquela época, um estava no céu e o outro na terra. Agora, a situação permanecia a mesma, mas as posições dos dois haviam se invertido.
Do outro lado, Ling Wen comentou:
— Ele está realmente bravo.
Xie Lian concordou:
— Também imaginei isso.
— Vou mudar de assunto. Aproveite para sair.
— Não precisa. Se agirmos como se nada tivesse acontecido, tudo ficará bem.
— Não precisa? Só de olhar para vocês já me sinto desconfortável.
— Eu estou bem! — garantiu Xie Lian.
Para ele, qualquer situação era aceitável, desde que não morresse. Ele já perdera muito, mas ainda lhe restava o orgulho. Já havia passado por situações muito mais embaraçosas que aquela, então realmente estava bem.
Mas não devia ter dito isso tão cedo. Mal as palavras saíram de sua boca e uma voz furiosa explodiu na matriz:
— Quem diabos destruiu meu palácio dourado?! Apareça!
O berro fez os deuses presentes sentirem seus couros cabeludos formigarem.
Mesmo estremecendo por dentro, todos seguraram a respiração e escutaram atentamente, esperando para ver como Xie Lian reagiria àquele xingamento. Mas, para sua surpresa, algo ainda mais chocante aconteceu: antes mesmo que ele pudesse responder, Mu Qing falou primeiro.
Mu Qing riu duas vezes:
— Haha.
O recém-chegado rebateu friamente:
— Foi você quem o destruiu? Ótimo. Espere para ver.
Mu Qing respondeu num tom indiferente:
— Eu não disse que fui eu. Não me acuse injustamente.
O outro questionou:
— Então por que está rindo? Tem algum problema mental?
Mu Qing retrucou:
— Não é isso. Apenas achei engraçado. A pessoa que destruiu seu palácio dourado está na matriz de comunicação espiritual. Pode perguntar a ele diretamente.
Com a situação escalando desse jeito, Xie Lian se viu sem alternativa senão se manifestar.
Ele tossiu discretamente antes de dizer:
— Fui eu. Me desculpe.
O recém-chegado ficou em silêncio.
Ao seu ouvido, Ling Wen murmurou:
— Sua Alteza, esse é Nan Yang.
Xie Lian respondeu:
— Desta vez, eu o reconheci. Mas acho que ele ainda não me reconheceu.
Ling Wen replicou:
— Não. Ele apenas passa mais tempo no mundo mortal e menos na Cidade Imortal. Por isso, não sabia que você ascendeu novamente.
Nan Yang ZhenJun era o deus marcial que protegia o Sudeste. Popular, tinha quase oito mil templos e era amado e respeitado pelo povo.
Seu nome pessoal era Feng Xin. Oito séculos atrás, ele fora o primeiro general do Salão do Palácio do Príncipe Herdeiro de Xian Le.
Detalhes:
1. ZhenJun é um título. "Zhen" significa "genuíno" e "Jun" significa "Senhor". Mais adiante, um personagem também terá o título de ZhenJun, enquanto outro será chamado apenas de Jun.

0 Comentários